A função dos prisioneiros é simples, porém imprescindível: fixar os componentes dos sistemas em que estão inseridos. Isso evita que eles saiam do lugar enquanto o automóvel está em movimento, uma vez que, durante o uso, as trepidações e vibrações causadas pelo próprio funcionamento das peças, que são colocadas em ação, e as oriundas do trajeto pelo qual o carro segue, podem causar danos e afrouxamento dos componentes.
Essa peça integra o grupo composto por miudezas, tais como parafusos, arruelas e porcas e, apesar de suas dimensões, não pode ser desprezada. Por isso a aquisição dos prisioneiros deve ser realizada por meio de empresas confiáveis e com experiência no segmento de importação e exportação de componentes automotivos.
O caminho percorrido pelas autopeças até chegar ao consumidor final e, propriamente, aos veículos a que são destinadas é longo, para entender melhor como funciona esse processo, seguem algumas informações.
Tendo em vista a importância das distribuidoras nos processos de aquisição de peças e miudezas para veículos, em especial os a diesel, cabe destacar a empresa líder no segmento, a BR Company, que atende não apenas o Brasil, mas toda a América Latina por meio de atendimento personalizado dado aos clientes, em geral proprietários de frotas de veículos, empresas de revendas e varejistas do ramo de peças para automóveis.